domingo, 29 de março de 2009

“Os 10 mandamentos do trânsito seguro”

Aproveitando a reativação do meu blog – após a desistência de ir para o Canadá – resolvi publicar o conteúdo da cartilha de mesmo nome do post. Isso porque ano passado tive que desistir de andar de moto depois de julgar, juntamente com minha família, que o trânsito está muito perigoso para esse tipo de transporte. Até eu dirigia de forma pouco prudente meu carango. Acho que acabei "pegando a doença" de dirigir estressado.

Recentemente troquei minha YS2008 por um Palio Economy, após dirigir um Gol por alguns meses. Descobri com o novo uma maneira mais segura, mais respeitosa e bem menos estressante de dirigir. A busca pela economia me fez ir mais devagar e me fez refletir no estilo de direção que eu tinha. Daí a explicação do post: reduzir a velocidade é um dos aspectos da direção segura.

Bom, em resumo: deixei de ser um barbeiro e aconselho os amigos que ainda o são para deixarem de ser!

A cartilha é de responsabilidade:

  • Da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro
    http://www.frentetransitoseguro.com.br;
  • Da mobilização suprapartidária do Congresso Nacional;
  • Da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB);
  • Do Ministério das Cidades;
  • Do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e
  • Da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)

Mandamentos (copiados na íntegra):

  1. "Não Matar": O carro é um instrumento a serviço da vida, da convivência e do progresso. Vamos proteger a vida e respeitar as leis de trânsito.
  2. "A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas e não um local com risco de vida": As estradas são construídas para aproximar as pessoas e favorecer a promoção humana. Vamos defender a vida com amor e colaboração, também no trânsito.
  3. "Cortesia, sinceridade e prudência ajudarão você a superar os imprevistos": A sensibilidade nas relações humanas é o suporte para as grandes e pequenas soluções da vida. No trânsito precisamos manter este clima de respeito e amor ao outro.
  4. "Seja caridoso e ajude o próximo nas suas necessidades, especialmente as vítimas de acidentes": O amor e a justiça são princípios indispensáveis para manter e cultivar a dignidade humana. Por isso, "não nos cansemos de fazer o bem" (Gl 6, 9).
  5. "Que o carro não seja para você expressão de poder e domínio nem ocasião de pecado": O bom uso do carro depende das boas intenções do motorista. O que se passa no coração se expressa nas relações.
  6. "Convença, com caridade, os jovens e os que já não o são para que não dirijam quando não estiverem em condições de fazê-lo": O bom senso é princípio indispensável no discernimento sobre as condições de dirigir. É preciso obedecer as leis de trânsito e aceitar os próprios limites.
  7. "Ajude as famílias das vítimas de acidentes": A verdadeira solidariedade se confirma nas horas difíceis da vida. O que você gostaria que lhe fizessem procure fazer ao outro.
  8. "Reúna a vítima com o motorista agressor num momento oportuno para que possam viver a experiência libertadora do perdão": Foto não se apaga com o fogo! Violência não se resolve com violência! Só o perdão liberta e promove a paz e a justiça.
  9. "Na estrada proteja o mais vulnerável": O cuidado pela vida, sobretudo a dos mais fracos, é a maior expressão de grandeza de um coração que sabe amar.
  10. "Sinta-se responsável pelo outro": Ninguém é mais do que ninguém, mas todos somos menos sem o outro. Somos mutuamente responsáveis pela vida e pela paz nas estradas. Seja solidário!

Para quem quiser conferir a cartilha, pode baixar diretamente do site da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

Se me encontrar pelo trânsito de Recife vá com calma, pois estou sendo prudente e dirigindo de forma econômica!

Em tempo: amanhã tem o post da véspera do show do Iron Maiden.

Nenhum comentário: